top of page

A Estrada de Benfica, com cinco quilómetros de extensão, entre Sete Rios e as Portas de Benfica, é a via onde mais lisboetas residem. É uma estrada urbana que junta as freguesias de Benfica e de São Domingos de Benfica. Moram agora nestas duas freguesias mais de 80 mil pessoas; nos anos 80 do século XX, eram mais de 100 mil. Benfica, com cerca de 35 mil eleitores, é, neste domínio, a terceira maior freguesia de Lisboa, a escassas centenas de eleitores das maiores, Lumiar e Marvila. São Domingos aparece a seguir, com cerca de 30 mil. A Escola Superior de Comunicação Social está na união entre estas duas freguesias. Várias outras escolas também promovem o ensino a partir destas duas freguesias.

No final do século XIX, este era um território de camponeses, com aldeias saloias. Por volta de 1900, o passeio pelas quintas e hortas de Benfica era um costume dos domingos lisboetas. Ficava fora de portas, logo depois do Parque de Palhavã, onde estava a Feira Popular e onde está agora a Gulbenkian.  O começo do século XX trouxe os primeiros núcleos operários e as suas vilas, como o agora recuperado Bairro Grandella. Houve o tempo das fábricas, como a das malhas Simões. Agora, é um território sobretudo residencial, no sopé do magnífico Parque Florestas de Monsanto.

António Lobo Antunes conta em três dos seus livros memórias da infância e juventude na casa de família à beira da avenida Grão Vasco. O marechal Spínola também aqui viveu. Tal como Eusébio e tantas outras estrelas do futebol.

A zona está a ser escolhida para sede de grupos de media: a Lusa foi a primeira a chegar. Depois, a Cofina, com o Grupo Correio da Manhã, o Diário de Notícias, a TSF e a Rádio Renascença. É aqui que está a Hemeroteca Municipal de Lisboa, com a memória de milhares de jornais à disposição de todos. O Estádio do Benfica impõe-se na paisagem, mas o desporto também aqui tem outro histórico Benfica: o Fófó, clube de comunidade. Há palácios e palacetes,  como o do Beau Séjour e o de Fronteira, com jardins elogiados.

Estão aqui célebres pastelarias de Lisboa. Também restaurantes. Os mercados pedem visita. Tal como as igrejas e o Convento de São Domingos. Numa das extremidades da Estrada de Benfica está o Jardim Zoológico, habitado por mais de 2000 animais de 320 espécies. Um Bosque Encantado dentro da cidade de Lisboa.

A ESTRADA DE BENFICA

bottom of page