top of page

S. Domingos de Benfica vai ter nova esquadra antes das eleições

São duas freguesias vizinhas e em constante cooperação pelo bem comum, S. Domingos de Benfica e Benfica. Em véspera de novas eleições, os representantes das freguesias fizeram um balanço e abordaram os últimos investimentos.


As obras da esquadra da PSP de S. Domingos de Benfica arrancam dentro de dois meses. A novidade foi avançada sem pormenores pelo presidente da Junta de Freguesia, António Cardoso, numa conferência de imprensa na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, no Dia do Jornalismo, 5 de abril. A iniciativa reuniu o presidente da Junta e o vogal para a educação da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques.


A conversa aconteceu em jeito de balanço sobre os mandatos que em breve terminam. Ambos concordaram que há ainda algum trabalho a desenvolver e recordam o momento em que começaram. «Fica sempre algo por fazer, e de facto ficou também nestas freguesias. Mas quero lembrar que pegámos numa freguesia com algumas carências, como jardins não cuidados, e foi preciso muito investimento da nossa parte. Ainda há alguns espaços e ilhas por contemplar», disse António Cardoso.


Para Ricardo Marques, não falta muito a esta freguesia, mas se há algum aspeto negativo a apontar pode ser elencado numa simples palavra: glamour. «Quando estivemos em campanha, fizemos algum brainstorming pelas ruas, e percebemos que as pessoas estavam contentes porque temos bom comércio, serviços, boas escolas, bons eventos de rua e uma ótima cobertura hospitalar, mas que lhe faltava algum glamour», expressou, rindo, adiantando que ambas as freguesias estão a trabalhar para a requalificação de certas ruas.


S. Domingo de Benfica e Benfica há muito mostram a cumplicidade que as une, sobretudo em áreas como a empregabilidade. Os esforços têm sido no sentido de criar parcerias que possibilitem a criação de postos de trabalho em empresas locais. Ricardo Marques garante que já conseguiram empregar pelo menos noventa pessoas em instituições da freguesia, como a Cruz Vermelha ou o Hospital Lusíadas.


Já no que diz respeito à cultura, os dois representantes das freguesias descreveram realidades opostas: Benfica, na opinião de ambos, tem uma vertente cultural muito mais desenvolvida. «Tem uma génese associativa, nós tínhamos aproximadamente 16 associações há quatro anos, hoje temos 44 associações inscritas. Este associativismo vive da estratégia de realizar eventos anuais que permitem angariar capacidade financeira. Tudo isto fez com que houvesse uma proliferação da freguesia», manifestou Ricardo Marques.


António Cardoso já avançou com a hipótese de recandidatura à freguesia de S. Domingos de Benfica. Inês Drummond, atual presidente de Benfica, poderá fazer o mesmo, embora isso não tenha sido confirmado por Ricardo Marques. Apesar das incertezas, os dois autarcas acreditam que o futuro das freguesias está assegurado, tendo em conta o leque de serviços que tem atraído jovens casais.

O balanço dos mandatos é considerado positivo pelos representantes das freguesias, que destacaram as vantagens da cooperação. Para António Cardoso, S. Domingos e Benfica devem ser um exemplo de como unir esforços em torno de objetivos comuns é uma mais-valia para o desenvolvimento das localidades.


RECENTE
ARQUIVO
bottom of page